Como Preparar um Sermão de Forma Rápida e Fácil

como preparar um sermão

Existem basicamente três tipos de sermões: sermão textual, sermão temático e sermão expositivo. Mas, neste artigo, você vai aprender um método de como preparar um sermão de forma rápida e fácil, chamado de “sermão lista”.

Se você foi pego de última hora e precisa montar um sermão urgente ou se você tem um sermão para daqui um mês, mas tem dificuldade em preparar sermões, o método que você vai aprender aqui vai te ajudar nisso.

Como Preparar um Sermão de Forma Rápida e Fácil

  1. Pegue um texto da Bíblia ou pegue um fato marcante de um personagem bíblico ou de um contexto bíblico.
  2. Liste três fatores para definir o tema do seu sermão. A lista pode ter mais de 3 fatores, isso vai depender do tamanho do sermão que você pretende apresentar.
  3. Depois de ter o tema definido, faça a introdução. A introdução pode ser uma dinâmica.
  4. Faça o desenvolvimento que é uma explicação mais detalhada do assunto do sermão.
  5. E por último faça a conclusão juntando o último fator da lista com um testemunho.

Esse método, chamado de sermão lista, é ensinado pelo prof. Williams Rocha do canal Sermão Poderoso.

O sermão lista consiste em fazer uma lista de alguns fatores sobre os quais você quer falar.

É ideal para quem está começando a pregar porque é um dos sermões mais fáceis e com ele você vai ganhado confiança. E quando você ganha confiança a timidez vai embora e você passa a ter mais motivação para continuar pregando.

Abaixo vamos apresentar dois modelos de sermões para que você entender melhor e se inspire para criar seus próprios sermões.

Modelo de Sermão #1

Tema: 3 Motivos Por Que o Ser Humano Peca

Introdução + Desenvolvimento

Existem vários motivos pelos quais o ser humano peca e eu quero citar três aqui nessa tarde. Eu vou citar os três motivos e vou trazer para nossa vida.

O primeiro motivo por que o ser humano peca é porque o ser humano se afasta de Deus…

Logo após falar o primeiro motivo, você pode ler um verso que fale sobre o fato do ser humano se afastar de Deus, ou o que Deus pensa quando o ser humano se afasta dele, ou o que acontece quando o ser humano se afasta dele. E após ler o verso, você faz um comentário sobre o que acontece quando o ser humano se afasta de Deus.

O desenvolvimento o consiste basicamente em repetir a ordem motivo → verso → comentário para os três motivos que você que escolheu.

Deixe sempre por último o motivo maior ou motivo que você vai falar mais, e após isso faça a conclusão.

Conclusão

Queridos, que nós não usemos esses motivos como desculpa  para nos afastamos de Deus. Nós agarremos ao senhor, façamos com Jacó fez que se agarrou a Deus porque precisa da bênção, que você se agarre a Deus e não se afaste dele nunca.

Modelo de Sermão #2

Tema: 3 Motivos Por Que Davi Venceu Golias

Primeiro Motivo

Davi não se acovardou diante do gigante.

Se Davi tivesse se acovardado diante do gigante, ele não teria vencido. Todos que estava ali estavam como medo, o rei Saul estava com medo, os soldados estavam com medo, mas Davi não se acovardou.

A Bíblia diz que os covardes não entrarão no reino do céu. Deus não vai se manifestar poderosamente na vida daqueles que são covardes; que não chamam o pecado pelo nome; que não vão aonde Deus ordena; que não acreditam num assim diz o Senhor e que não creem no eu serei contigo por onde quer que andares.

Covardes não recebe a manifestação poderosa de Deus, covardes não vencem!

Talvez meu irmão, você esteja sendo derrotado pelo gigante da vida porque você está e acovardando.

Você não está crendo na promessa do senhor de ele será contigo por onde quer que você for, e se você se acovarda diante dos gigantes que se levantam na sua frente, você não irá vencer.

Deus não manifestará o poder dele na sua vida se você se acovardar.

Segundo Motivo

Davi venceu o gigante porque ele tinha um relacionamento diário e íntimo com Deus, ele conhecia a Deus através do relacionamento que ele tinha.

Sabe quando você, meu querido irmão, conhece a Deus através do relacionamento diário que você tem com ele por meio da leitura da palavra, da oração, do jejum e da vida de comunhão com ele. Conhecendo-o o Deus a quem você diz que segue, você nunca, nunca, vai se acovardar diante do gigante.

Terceiro Motivo

Davi confiava em Deus, confiava no Deus em que ele seguia.

Meu amigo, você precisa confiar em Deus. Eu não sei qual o sofrimento que te aflige hoje, eu não sei qual a razão que está te causando sofrimento e dor, eu não sei quais são os gigantes que te se levando diante da sua vida; mas uma coisa eu sei, se você confiar no Deus a quem você diz que segue, nenhum gigante vai prosperar diante de você.

Você qual qual era a principal arma de Davi? Não era a funda, não eram as pedras. Era a confiança em Deus. 

Sobre o autor

Picture of Caio Azevedo

Caio Azevedo

Caio Azevedo é autor e editor do Cursos De Teologia Online. Com formação superior em Teologia e membro da Igreja Evangélica há mais de 20 anos, ele trabalha com o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a fé cristã e as Escrituras.

Sobre o autor

Picture of Caio Azevedo

Caio Azevedo

Caio Azevedo é autor e editor do Cursos De Teologia Online. Com formação superior em Teologia e membro da Igreja Evangélica há mais de 20 anos, ele trabalha com o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a fé cristã e as Escrituras.

34 comentários em “Como Preparar um Sermão de Forma Rápida e Fácil”

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Leonardo! Esse tipo de sermão é chamado Sermão Lista. É um método desenvolvido pelo prof. Williams Rocha para criar sermões de forma rápida e fácil.

      1. Pastor Everaldo

        Saúdo a todos com a graça e a paz do Senhor e salvador Jesus Cristo!

        Parabéns meu amado irmão Deus te abençoe com seu trabalho, muito bom bem clara e objetiva, que Deus abençoe em nome de Jesus Cristo.
        São observação alguns erros palavras repetidas.

  1. Edinalva María do nascimento Silva

    Amei sua forma de encino muito eficaz p me e acredito que pra outro ficou muito claro as explicação muito obrigada mesmo que o senhor continue abençoando vossas vidas e o don e prazer de passar a frente aquilo que vc um dia recebeu muito gratificante mesmo fica na paz

  2. DANIEL PINHEIRO.
    ACABEI DE CHEGARA QUI E JA ESTOU ACHANDO MARAILHOSO ESSA FORMA DE EXPOR A PALAVRA. PARABENS…

  3. tenho vontade de fazer os cursos mas nao consigo on line,, ja tentei paguei alguns e sempre tive problemas por nao conseguir acessar.
    ME AJUDE..

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Daniel! Talvez você esteja esteja esquecendo os dados de acesso dos cursos que comprou.

  4. Maurício De Castro

    Bom dia, Shalom.Graça e Paz!
    Que o Senhor nosso Deus, abençoe toda Equipe Cursos e Teologia Online.
    Eu fico muito grato pelo ensinamento dado aqui para todos nós, mas eu não estou conseguindo entrar na página do pregador diferenciado, como eu devo fazer
    Estou interessado no curso!

  5. Williams Rocha

    Opa, Prof Will do Canal Sermão Poderoso aqui. Parabéns pelo texto e pelo site. Deus continue abençoando vocês poderosamente.

  6. Gilson carlos reis dos santo

    Muito bom .
    Porqu eu estou comecando a estudar como preparar sermoes .pra mim foi muito inportante. Agora eu gostaria de saber se eu posso transformar este sermao lista em um sermao exortativo.

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Gilson! Que bom que gostou do nosso conteúdo. Sim, você pode transformar. Abraço!

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Cetinho! Que bom que gostou do nosso conteúdo. Deus o abençoe também!

  7. JR João Régis

    Olá
    A Paz do Senhor Jesus.

    Meu querido irmão, muito bom o conteúdo, que Deus abençoe grandemente, confesso que tenho grande dificuldade em elaborar sermão, muito complexo, e sei da importância que tem, peço oração dos santos em meu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *