5 Dicas de Como Ser um Bom Pregador da Palavra de Deus

Como Ser um Bom Pregador da Palavra de Deus

Antes de mais nada, saiba que é normal sentir nervosismo e ansiedade quando vamos fazer uma pregação, pois além da responsabilidade estamos expostos sendo o centro da atenção de todos.

É normal até pregadores experientes, que já pregam há vários anos, sentirem nervosismo e ansiedade quando estão pregando a palavra de Deus, pois a responsabilidade é grande.

Porém, se você quiser se tornar um bom pregador da palavra de Deus, você vai ter que aprender a vencer os receios que atrapalham na hora da pregação.

Para ajudar nisso, separamos 5 dicas de como ser um bom pregador.

1. Prepare-se orando

A oração é uma importante ferramenta para o sucesso do estudo bíblico e pregação da palavra.

Coloque-se na dependência de Deus, ore sempre para que Deus possa usar a sua vida como canal de bênção e te ajudar trazendo inspiração para fazer suas pregações.

Ainda não sabe como orar? Leia nosso artigo que ensina com orar corretamente.

2. Prepare-se estudando a palavra de Deus

Sempre esteja preparado, pois nunca sabemos a hora que poderá surgir uma oportunidade de pregar a palavra de Deus.

Muitas pessoas cometem o erro de deixar para última hora para escolherem o assunto que irão ministrar, e sem o devido preparo acabam passando uma mensagem com pouco impacto.

Um outro erro é não ser um praticante da leitura bíblica, pois é lendo e estudando a Bíblia que conquistamos a intimidade com a palavra. Você não pode deixar nunca de estudar a Bíblia.

Se você tem o hábito de estudar a Bíblica, uma forma de você facilitar o estudo bíblico é começar estudando primeiro os assuntos mais simples.

Quando for preparar um sermão, liste os assuntos que irá abordar, as referências bíblicas, inclua comentários, confirme as referências, e leia e releia o conteúdo algumas vezes para memorizar.

Mas não confie somente na memória, sabemos que somos humanos e falhos, por isso, quando for ministrar leve anotações ou um resumo do sermão para não se perder.

É interessante dividir sua mensagem em partes sequencias para que cada comentário seja externado no momento certo e para que ao final da pregação você tenha que voltar e comentar algo que já era para ter sido falado no começo da mensagem.

Esteja sempre sensível ao Espírito Santo, que ele poderá te inspirar para falar algo adicional ao seu sermão.

3. Não tenha pensamentos catastróficos

Às vezes nossa inexperiência, ansiedade e medo pode nos levar a ter pesamentos catastróficos, onde imaginamos que tudo de errado e ruim acontecerá.

Pensamos as mais variadas as coisas como: vou esquecer a mensagem, vou gaguejar, todos vão rir de mim, ninguém vai me dar atenção etc.

Afaste todos esses tipos de pensamentos que somente aparecem para te parar e desmotivar. Ter pensamento catastróficos não ajudam em nada.

Pense positivo, se prepare estudando a Bíblia e treinando oratória e seja humilde, não pregue pensando em elogios. Veja aqui dicas de oratória para pregadores.

Confie em Deus que ele estará contigo e que você será instrumento nas mão dele.

4. Reconheça o local e mantenha-se calmo 

Uma maneira de se sentir mais a vontade é reconhecer bem o ambiente que você irá realizar sua pregação.

Por exemplo, se for na igreja, tire um tempo só para observar tudo do alto do altar para que você possa se familiarizar e se acostumar com o ambiente e a presença das pessoas que irão te ouvir. Fazendo isso, ajudará a diminuir a tensão.

E quando for ministrar procure manter-se calmo, fale com calma, não tenha medo das pausas que precisará fazer para respirar, beber um pouco de água ou para localizar um texto na Bíblia.

Poderá haver um certo silêncio durante essas pausas, mas isso indica que as pessoas estão interessadas e atentas ao que você tem a dizer, não tenha medo desse silêncio.

5. Analise como você está pregando

Para melhorar suas pregações é importante ver e ouvir como você está pregando.

Você pode pedir para alguém gravar sua pregação para que você mesmo possa se autoanalisar notando os gestos que  faz durante a pregação e a como está sua postura e voz.

Analise se você fica muito parado, se fica muito de cabeça baixa, se não está falando com clareza e com um tom de voz agradável e tente ver no que pode melhorar. Mas não seja muito exigente consigo mesmo e também reconheça aquilo que já está bom em sua forma de pregar.

Dicas de Como Ser um Bom Pregador da Palavra de Deus

  1. Prepara-se orando
  2. Prepara-se estudando a palavra de Deus
  3. Não tenha pensamentos catastróficos
  4. Reconheça o local e mantenha-se calmo
  5. Analise como você está pregando

Não perca a oportunidade de praticar pregação da palavra de Deus, Sse coloque à disposição para para ser instrumentos nas mãos de Deus e quanto mais você praticar e confiar nele, melhor será para levar a sua palavra.

Gostou das dicas de como ser um bom pregador? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo com outros irmãos.

Sobre o autor

Picture of Caio Azevedo

Caio Azevedo

Caio Azevedo é autor e editor do Cursos De Teologia Online. Com formação superior em Teologia e membro da Igreja Evangélica há mais de 20 anos, ele trabalha com o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a fé cristã e as Escrituras.

Sobre o autor

Picture of Caio Azevedo

Caio Azevedo

Caio Azevedo é autor e editor do Cursos De Teologia Online. Com formação superior em Teologia e membro da Igreja Evangélica há mais de 20 anos, ele trabalha com o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a fé cristã e as Escrituras.

44 comentários em “5 Dicas de Como Ser um Bom Pregador da Palavra de Deus”

      1. João Delcio Siqueira Alves

        Excelente dica , é meu sonho levar a palavra de Deus aos meus irmãos, más quero ser usado pelo espírito santo para que a palavra de Deus toque no coração daquele que a ouvir,e aceitando jesus como seu único salvador tenha sua vida transformada

    1. Kátia Mara Costa Barreto

      Que bom,estou ansiosa e c medo,mas Deus já usou várias pessoas p falar do meu chamado p pregar,mas me sinto muito insegura nisso.Adorei a dica de vcs.
      Obrigada, Kátia

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Com certeza será, Richard! Basta ter dedicação, estar sempre estudando a Palavra de Deus e aperfeiçoando a sua oratória.

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Richard, busque a resposta para isso através da oração e conversando com outros irmãos que são pregadores.

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Que bom que gostou das nossas dicas, Ivan! Torcemos para que obtenha êxito em seu chamado para pregar a Palavra de Deus.

      1. Obrigado pelas dicas,estou fazendo teologia bíblica,sou diácono,estou iniciando minha jornada para pregar a palavra genuína de Deus, que Deus abençoe grandemente seu ministério 🙏🏾🙏🏾🙏🏾

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Obrigado pelo comentário, José Junior! Que bom que gostou das nossas dicas.

  1. Elizabete Mendes da Costa de Lima

    Amei a dica 😍😍😍😍😍tenho muita vontade de pregar mas tenho um pouco de medo

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Que bom que gostou, Elizabete! É normal sentir medo quando se é iniciante, mas, com a prática, logo você perderá o medo.

  2. Que maravilha, muito obrigado pelas dicas, será de muita serventia em minha peregrinação pra se tornar um pregador um dia, quem sabe.

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Quem bom que gostou do nosso conteúdo, Ramon! Que Deus abençoe sua vida e o seu ministério!

  3. Denizia zorzan

    Gostei da dica entendi que não so eu tenho esses pensamentos loucos ..de que algum possa dar errado ..sei lá eu tropeçar no púlpito.. engasgar alguém não gostar essas coisas estranhas … misericórdia sangue de Jesus

  4. Diacono Joaquim Vasconcelos Bento

    Gostei imenso dos conteúdos, e gostaria fazer parte dos vossos ensinamentos para eu poder a prender mas para ter bagagem no meu ministério

  5. Maria da Conceição Bezerra.

    Como me ajudou pois gostaria de levar a palavra do senhor,com certeza e não errar ,olha o meu sonho é ser uma pregadora pois dei início com umas Live, com reflexão de alguns tema mais sei que não estou bem . Ajude_me o que devo fazer.Ou é melhor eu parar pois tenho 65 Anos e já é tarde para me.

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Maria! Que bom que gostou do nosso conteúdo. Recomendamos que se você puder, faça um curso de homilética (pregação bíblica). Abraço!

    2. Anna Laura

      Se for pra desistir desista de ser fraca, acredite q nenhum de nois já nasceu com jeito pra super herói , os nossos sonhos a gente é q constrói, ,,,,saiba q se vc chegou até aqui continue , erga a cabeça nunca é tarde demais basta crê, idade não julga ninguém nem mesmo nós, por favor não desista do seu sonho eu tenho 10 anos e tbm sonho em ser pregadora e minha idade não atrapalha a nada ! Nem a sua!!!

  6. Erivelton Silva

    Foi bem claro adorei as dicas não sou pregador mais sonho em ser instrumento de Deus para levar sua palavra em todo canto e canal de bênçã na vida de alguém

  7. Anna Laura

    Olá meu nome é Anna Laura tenha 10 anos naci no berço evangélico sonho em ser pregadora sei como é difícil, batalha espiritual, perseguições e etc … Amei a dica estou estudando bastante a palavra de Deus para realizar meu sonho ainda criança faço parte dos jovens já entrei no manto no congresso dos jovens da minha igreja foi muita benção, dos da quelé dia eu percebi que tinha um chamado já foi Deus me respondendo por hinos e basicamente por pessoas, dps daquele dia nunca mais pensei em desistir se for pra desistir desista de ser fraco ergue a cabeça e continue pois Deus tem um chamado pra vc tbm!

  8. Tenho o sonho de ser pregador, mas fica a pergunta porque quero ser pregador?… Pra ser conhecido e famoso?
    Pra ser amado e querido?
    Pra ser um vaso na mão do oleiro em prol do Reino de Deus?
    Qual tua posição?

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Felipe! A pregação é um chamado e você não deve se tornar um pregador pensando em ser conhecido, famoso, amado e querido.

  9. RENATA FERREIRA

    Muito boa as dicas. simples e objetivas, não sabia por onde começar, me ajudaram muito. Gratidão pelo seu tempo em compartilhar esse conteúdo. Deus abençoe sua vida e sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *