Curso de Introdução Bíblica do ISAED

Curso de Introdução Bíblica ISAED

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Curso de Introdução Bíblica do ISAED.

Se você não ainda conhece esse curso, clique aqui para conhecer.

Como funciona o Curso de Introdução Bíblica ISAED?

O Curso de Introdução Bíblica tem como objetivo: reconhecer e analisar o processo formador da sagrada escritura; saber interpretar o texto atual reconhecido pela igreja como palavra de Deus; adquirir uma visão ampla das duas grandes partes da Bíblia (AT e NT); promover a habilidade de manejo prático da Bíblia em geral e dos respectivos livros que a compõem em particular.

No Curso de Introdução Bíblica do ISAED, você vai aprender:

  • Compreender a revelação, inspiração e autoridade das Escrituras;
  • Conhecer a formação do Antigo e do Novo Testamento, suas canonizações e divisões;
  • Ter uma visão geral dos livros do Antigo e do Novo Testamento;
  • Distinguir gêneros literários;
  • Identificar a época em que cada livro foi escrito, autor, ênfase, circunstâncias etc.

O curso funciona na modalidade EAD (Ensino à Distância) através de videoaulas e materiais em PDF, sem componentes didáticos presenciais.

Não há qualquer horário fixado. As aulas do curso ficam disponíveis para serem visualizadas em qualquer horário, seja pela manhã, à tarde ou mesmo no horário noturno.

Após se matricular, você receberá em seu e-mail o login e senha para acessar o curso.

Confira uma das aulas do Curso de Introdução Bíblica.

Qual o conteúdo do curso?

O curso tem o seguinte conteúdo:

Conteúdo Programático
  • Estrutura do AT: Cânon Hebraico, Cânon Cristão e Fechamento do Cânon
  • A Autoridade do AT, Revelação e Inspiração
  • Estrutura Cronológica e Geográfica do AT
  • As línguas utilizadas no AT: Hebraica e Aramaica
  • Os textos do Antigo Testamento: Hebraico, LXX, Vulgata, Massorético
  • Gênero Literário: literatura jurídica, narrativa, poética, profética
  • Os livros do AT
  • Teoria das fontes do AT
  • Cânon do Novo Testamento
  • Ambiente religioso, político e sócio-econômico do Novo Testamento, Judaísmo
  • Evangelhos e Problema Sinóptico
  • Atos
  • Cronologia da vida do apóstolo Paulo. Cartas Paulinas
  • Cartas Gerais e Apocalipse
Atividades 1ª Semana
  • Aula 01 – Características da Bíblia – Um livro fenomenal; Uma biblioteca: 66 livros – Bíblia “evangélica”; 70 livros – Cada Salmo um livro; 73 livros – Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc etc.
  • Aula 02 – A Bíblia contêm livros escritos em contextos diferentes: História; Geografia; Língua; Cultura; A Bíblia um livro da verdade e não de mitologia: Criação do Universo; Adão e Eva; Arca de Noé e Dilúvio; Deus feito homem; É a revelação de Deus etc.
  • Aula 03 – As divisões da Bíblia; Livros do Antigo Testamento: Pentateuco; Livros Histórico (120; Livros Poéticos (5); Livros Proféticos (17); Profetas Maiores e Menores; Pentateuco: Gên, Êxod, Lev, Número, Deut.
    Aula 04 – Livros Históricos; Livros Poéticos; Livros do Novo Testamento; Evangelhos; Livros Históricos; Epístolas Paulinas; Epístolas Gerais; Teorias Sobre a Inspiração das Escrituras.
Atividades 2ª Semana
  • Aula 05 – Teorias Sobre a Inspiração das Escrituras; Teoria da inspiração mecânica ou ditada; Teoria da inspiração por iluminação; Teoria da inspiração por intuição; Ortodoxia; Liberalismo Teológico; Neo-Ortodoxia etc.
  • Aula 06 – O que significa a inspiração das Escrituras? A inspiração do antigo testamento? A expressão “ASSIM DIZ O SENHOR” está presente em quase 300 versículos do A.T. A Inspiração do A.T. foi confirmada por Jesus.
  • Aula 07 – Continuação: O que significa a inspiração das Escrituras? A inspiração do A.T. foi confirmada pelos apóstolos; Como os profetas registram a Palavra de Deus? Implicações da Inspiração Bíblica – INERRÂNCIA e SUFICIÊNCIA; “Escritura” na Bíblia sempre significa “Escritura Sagrada”, “Bíblia”; Paulo chama o A.T. de “Escritura”; “Toda a Escritura é divinamente inspirada” (2 Tm 3:16); Pedro afirma que a inspiração divina é confiável porque o Espírito Santo conduziu o processo – Em 2 Pedro 1:20-21.
Atividades 3ª Semana

Aula 08 – As características da canonicidade da Bíblia; A origem da palavra “cânon” é derivada de uma raiz semítica; “A inspiração é o meio pelo qual a Bíblia recebeu sua autoridade: a canonização é o processo pelo qual a Bíblia recebeu sua aceitação definitiva”; A existência de um cânon ou coleção de escritos autorizados antecede o uso do termo cânon; Escritos Autorizados (Js 1:8); Livros proféticos.

Aula 09 – O desenvolvimento do cânon do A.T.; Os dez mandamentos; O Pentateuco; Deuteronômio 4:2 e Josué; Jeremias 30:2; “Assim diz o SENHOR”; Esdras, o Compilador; Inspiração de Deus; Reconhecimento do Povo de Deus; Coleção e Preservação do Povo de Deus; O N.T faz citação e alusão a todos os livros do AT; 400 anos de silêncio profético – João Batista; VÁRIOS CÂNONES DA IGREJA: 1) Cânon de Marcião – 11 livros; 2) Cânon de Irineu – Pastor de Hermas, de fora Hebreus e algumas cartas gerais; 3) O Cânon de Hipólito de Roma – citou quase todos os livros; Período Patrístico; Marcião, Atanásio.

Aula 09 – O desenvolvimento do cânon do A.T.; Os dez mandamentos; O Pentateuco; Deuteronômio 4:2 e Josué; Jeremias 30:2; “Assim diz o SENHOR”; Esdras, o Compilador; Inspiração de Deus; Reconhecimento do Povo de Deus; Coleção e Preservação do Povo de Deus; O N.T faz citação e alusão a todos os livros do AT; 400 anos de silêncio profético – João Batista; VÁRIOS CÂNONES DA IGREJA: 1) Cânon de Marcião – 11 livros; 2) Cânon de Irineu – Pastor de Hermas, de fora Hebreus e algumas cartas gerais; 3) O Cânon de Hipólito de Roma – citou quase todos os livros; Período Patrístico; Marcião, Atanásio.

Como vou receber o acesso ao curso?

Após a confirmação do pagamento, você receberá os dados de acesso ao curso no endereço de email cadastrado na compra.

Observação: Se o pagamento tiver sido feito através de boleto, pode levar de 24 a 48 horas para o boleto compensar e você receber seu acesso. Geralmente, demora 24 horas para um boleto compensar, mas pode demorar mais dependendo do banco.

Qual a carga horária do curso?

O curso tem carga horária de 40 horas.

O pagamento é seguro?

Sim, o pagamento é 100% seguro. É administrado pela Monetizze que é uma das maiores plataformas de produtos digitais e físicos do Brasil.

Tem garantia?

Sim, o curso tem 7 dias de garantia. Se por algum motivo o curso não for o que você esperava, você pode solicitar o reembolso.

Para adquirir o Curso de Introdução Bíblica, acesse a página oficial.
ACESSAR A PÁGINA OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também:

plugins premium WordPress
Rolar para cima