9 Dicas de Oratória para Pregadores

Dicas de Oratória para Pregadores

Você já prega na igreja, mas quer melhorar ainda mais suas pregações? Nunca pregou antes, mas sente o chamado para o ministério da pregação?

Neste artigo, você vai aprender 9 dicas de oratória para pregadores. Se você nunca pregou antes, essas dicas também irão te ajudar.

1. Não veja a ansiedade como inimiga

A ansiedade não é necessariamente ruim, pois ela nos coloca em sinal de alerta para que possamos preparar um sermão com melhor qualidade.

A ansiedade saudável é uma forma do organismo nos ajudar a se preparar melhor, mas quando ela está excessiva pode ser indício de um transtorno emocional que precisa ser tratado.

2. Esteja com sua vida de oração em dia

Não adianta querer ir fazer uma pregação se você não está com a sua vida de oração em dia.

A oração recarrega a nossa “bateria espiritual” e permite que nossa mente pense nas coisas dividas e não apenas nas coisas terrenas. A oração é uma forma de manter a nossa mente conectada ao Reino de Deus.

3. Domine o assunto

É fundamental ter domínio do assunto que você vai falar.

Procure está sempre estudando a Bíblia e se informando sobre temas do cotidiano como: família, filhos, casamento, vícios, sexualidade, trabalho etc.

Você precisa também conhecer técnicas que te ajude a preparar mensagens e sermões com conteúdo para que você se sinta mais seguro ao falar para as pessoas.

Quando você sabe o que está fazendo e tem a certeza de que estudou o texto bíblico da forma correta e quando compreende as necessidades dos seus ouvintes, você vai para o púlpito tranquilo porque sabe que preparou uma mensagem relevante.

4. Organize sua pregação

Sua pregação precista ter início, meio e fim.

Fazer uma boa pregação vai além de juntar vários textos e versículos bíblico e sair falando sem uma organização.

Se você quiser realmente ser um bom pregador e aprender como montar suas pregações, você vai ter que se capacitar, para isso recomendados que faça um curso de pregação.

5. Pregue mais vezes

Quanto mais você se familiarizar com a Bíblia e com o púbico, você se sentirá cada vez mais à vontade durante suas pregações.

Por isso, sempre que surgir uma oportunidade de pregar a palavra Deus, não deixe passar. Veja como uma oportunidade de está sempre praticando e aperfeiçoando a sua oratória.

6. Vá ao púlpito com a motivação certa

Faça Cristo aparecer e não você.

Se você for para o púlpito e fizer Cristo aparecer mais do que você, você terá a tranquilidade para apresentar a mensagem, porque o foco da sua mensagem será Cristo e não você.

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

7. Não gere repulsa

Lembra de alguma pregação que você já assistiu e definitivamente não gostou da oratória do pregador? Com certeza já deve ter acontecido isso pelo uma vez.

Existem alguns comportamentos que geram repulsa nas pessoas que estão assistindo à pregação: falar gritando, falar muito rápido, falar em um tom de voz que dá sono, são alguns exemplos.

Pare e pense nos tipos de comportamentos que você não gostaria de ver em um pregador, então procure evitá-los em suas pregações.

8. Gere conexão

Da mesma forma que existem comportamentos que geram repulsa, existem os comportamentos que geram conexão com o público.

Tente lembrar de uma pregação que você gostou muito e analise como o pregador se comportava durante esse pregação. Veja quais desses comportamentos você pode adaptar a sua oratória.

9. Cuidado com a autossabotagem

Evite desculpas do tipo: “Eu ainda não estou pronto para pregar”, “Fulano é melhor do que eu para pregar”. Você só irá se tornar um bom pregador praticando.

Não passe para outra pessoa um chamado que é seu.

Dicas de Oratória para Pregadores

  1. Não veja a ansiedade como inimiga
  2. Esteja com sua vida de oração em dia
  3. Domine o assunto
  4. Organize sua pregação
  5. Pregue mais vezes
  6. Vá ao púlpito com a motivação certa
  7. Não gere repulsa
  8. Gere conexão
  9. Cuidado com a autossabotagem

3 comentários em “9 Dicas de Oratória para Pregadores”

  1. Paulo Fernando Mendes

    Boa noite,apreciei muito as nove dicas de oratoria,tenho interesse de me preparar para ser um bom pregador ,para honra e glória de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também:

plugins premium WordPress
Rolar para cima