Teologia: O Que é, Tipos, Áreas de Atuação e Como Estudar

O que é Teologia

Se você já se deparou com a palavra “teologia”, mas não sabe exatamente o seu significado, neste artigo, vamos explicar o que é teologia, quais são tipos de teologia, quais são áreas de atuação e como estudar essa ciência da religião.

Banner Bacharel Online em Teologia

O que é Teologia?

Teologia vem das palavras gregas “theos” e “logos”. Theos significa Deus e logos significa palavra, discurso ou tratado.

A junção dessas duas palavras definem teologia como o estudo sobre Deus ou estudo acerca de questões sobre Deus.

A palavra teologia não se encontra na Bíblia, você não encontrará esse termo na Bíblia, mas a ideia por trás dessa ciência se encontra lá.

“O termo ‘teologia’ foi usado pela primeira vez pelo filósofo Platão, no diálogo “A República”, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos.”

Tipos de Teologia

Normalmente, quando falamos sobre teologia estamos nos referindo a teologia cristã, já que o cristianismo é a religião predominante no ocidente, por isso, vamos explicar somente os tipos de teologias cristãs.

Segundo o Ph.D. em Filosofia Norman Geisler, a teologia cristã se divide em três: Teologia Sistemática, Teologia Histórica e Teologia Bíblica. Porém, outros pensadores classificam mais outros tipos de Teologia, como, por exemplo, a Teologia Prática. Vamos explicar sobre cada uma delas adiante.

Teologia Sistemática

A Teologia Sistemática remonta à ideia de sistema, organização. Ela tem como foco a estrutura total da doutrina bíblica, correlacionando dados da revelação bíblica para apresentá-lo sistematicamente.

A Teologia Sistemática estuda assuntos como a antropologia que é o estudo do homem, assuntos como o pecado, a salvação, o Espírito Santo, Cristo, entre outros.

Teologia Histórica

A Teologia Histórica, dentro do cristianismo, estuda os pensadores teológicos e as ideias que eles desenvolveram durante o longo pensamento teológico da história, como, por exemplo, a Escolástica e Patrística.

É basicamente o estudo das doutrinas e do impacto da Bíblia na história da humanidade. Ela trata também sobre o papel da igreja e os ensinamentos cristãos.

Teologia Bíblica

A Teologia Bíblia utiliza da exegese bíblica que é a análise e interpretação das escrituras sagradas.

Diferente da Teologia Sistemática, que classifica a doutrina bílica de acordo com tópicos específicos, a Teologia Bíblica estuda o desenrolar da revelação de Deus à medida que avançada através da história.

Teologia Prática

A Teologia Prática estuda a aplicação prática da teologia à vida cotidiana. Ela se divide em quatro áreas-chave: a empírico-descritiva, a interpretativa, a normativa e a pragmática.

Áreas de Atuação  

As principais áreas de atuação para um profissional de Teologia são:

  • Ministério Pastoral;
  • Ensino religioso para alunos do ensino fundamental e médio;
  • Docência Universitária;
  • Pesquisa;
  • Administração de instituições religiosas;
  • Consultoria e gestão de projetos sociais em ONGs;
  • Gestão de departamentos ministeriais de organizações religiosas;
  • Edição e revisão de conteúdo para o mercado editorial religioso.

Como Estudar Teologia

Você pode estudar teologia como um autodidata, ou seja, estudar sozinho sem o auxilio de um professor ou mestre. Mas essa é forma mais difícil, pois exige bastante tempo para reunir e organizar todo o conteúdo das disciplinas que fazem parte dessa área.

Outra forma é fazer um curso de teologia em uma faculdade. Essa forma é mais indicada para quem quer se profissionalizar como teólogo. Porém, fazer uma faculdade exige um grande investimento de tempo e dinheiro que vale a pena apenas se a pessoa tiver a perspectiva de se tornar um profissional na área.

Uma forma mais simples e menos custosa de se estudar teologia é fazer um curso livre online.

Um curso livre online lhe permite estudar a hora que quiser e, normalmente, não há mensalidades, apenas um pagamento de um valor único que pode ser divididos.

Esses dois cursos são bem parecidos em questão de conteúdo, por isso não vale a pena comprar os dois, se for comprar, compre apenas um.

Recomendados que primeiro leia os artigos que escrevemos sobre cada um dos cursos para analisar qual deles é o melhor para você.

Gostou da explicação sobre o que é Teologia? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo com outros irmãos.

Banner Bacharel Online em Teologia

20 comentários em “Teologia: O Que é, Tipos, Áreas de Atuação e Como Estudar”

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Verdade, Milton! Vou pode buscar estudar a que esteja mais alinhada com a sua igreja ou denominação.

      1. A paz do senhor gostava de fazer a teologia bíblica. Tem alguma representação em Maputo? Quais são os custos?

        1. Equipe Cursos de Teologia Online

          Olá, Rogério! Os cursos são online, você pode fazer de qualquer lugar do mundo.

  1. Anderson Xerez

    Oi obrigado por nos deixar a vontade. Falta pouco pra realizar, eu acredito e sinto que Deus e com vocês editores.

    1. Equipe Cursos de Teologia Online

      Olá, Milton! Primeiramente, obrigado pelo comentário. O curso aborda a teologia bíblica, sistemática e pastoral.

  2. Delnisia Conrado

    Otima explicação, bem detalhada, obrigada.
    Eu acho que pra quem ja tem Deus em sua vida é muito mais fácil entender no que a Teologia se baseia e do que ela trata…eu fiquei curiosa pra saber mais sobre teologia porque meu tio fez um curso e teve uma boa experiência ele mudou bastante e enfim…

  3. Donalde Eusebio Cabral

    obrigado pela esplicasao gostei bastante e espero mais artigos relacionados a teologia estao te parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − sete =

Rolar para cima