4 Técnicas de Oratória para Pregadores

técnicas de oratória para pregadores

Talvez você já precisou palestrar, apresentar um projeto na escola, talvez você seja um vendedor, um líder ou talvez seja um pastor ou pregador que precisa transmitir sermões na sua igreja, mas na hora da oportunidade, as dificuldades tomam conta, parece que tudo sai diferente do que você esperava, sua voz fica rouca, a garganta seca, as mãos tremem, a mente fica em branco e isso é horrível.

Não adianta ter conhecimento, informações importantes ou ter uma vocação, se você consegue passar sua mensagem de forma eficaz para seus ouvintes.

Se você tem dificuldades com a oratória, leia este artigo até o final. Nele, você vai aprender 4 técnicas de oratória para pregadores que ajudarão a superar todas suas dificuldades.

Banner Pregador Vocacinado

Uma boa oratória pode mudar sua vida

Você sabia que ter uma boa oratória pode mudar sua vida?

Se você tem informações valiosas e muito conhecimento, mas na hora de transmitir, você prefere ficar por trás das cortinas, porque você tem medo de falar em público, e acaba colocando uma pessoa pra ir lá diante do público para falar em seu lugar, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de ser reconhecido pelo seu conhecimento.

Quem você acha que ficará será reconhecido? Quem teve a ideia ou quem transmitiu a ideia? É claro que será quem superou o medo de falar em público e transmitiu a ideia ao público.

Um erro gravíssimo de muitos é achar que uma vocação ou um talento pode garantir a capacidade na oratória, mas não é bem assim.

A vocação é importante sim, mas sem dedicação e sacrifício não existem êxitos verdadeiros nessa área e pode ter certeza que parte do sucesso de muita gente na atualidade vem  da a sua facilidade em falar com as pessoas e transmitir suas ideias,  com o tom de voz correto, com a postura correta e o jeito certo. Basta você analisar os grande nomes no mundo atual e dar uma observada na forma como eles sabem se comunicar bem diante das pessoas.

Por isso, comece agora a imaginar onde você poderá chegar evoluindo a sua oratória, como eu disse no início, seja você quem for, em qualquer área, o bom orador sempre terá mais destaque.

As dificuldades na oratória

As dificuldades na oratória estão em três áreas: voz, respiração e a mente. Essa três áreas precisam ser treinadas e existem técnicas para isso.

Melhorando nessas três áreas, treinando e aprendendo a usá-las, você vai começar a se surpreender com os resultados e a cada dia atrair mais públicos para te ouvir, seja em qualquer seguimento que você esteja precisando utilizar a sua oratória, sendo um pastor ou pregador para transmitir o sermão com muito mais qualidade, sendo um palestrante, líder, vendedor etc.

Pode ter certeza, através de uma boa oratória, você chegará muito mais longe em tudo que for fazer.

Adiante vamos ensinar as técnicas que você precisar aprender para melhorar nessas áreas que são a chave para ter uma boa oratória.

1. Treine na frente do espelho 

Quando você estiver com seu sermão pronto, treine sua pregação na frente do espelho como se você estivesse diante das ouvintes da igreja.

Imagine tudo, use o controle remoto como microfone, calcule a distância entre o microfone e sua boca, vista a roupa que você usará no dia, prepare um comprimento aos ouvintes, treine parte por parte de sua apresentação.

E o mais importante: grave seu treino. Use o vídeo e áudio que você gravou para fazer uma autocrítica, corrigindo os possíveis erros de postura, voz etc.

Você precisa notar se o que fala está correto, se você está sendo agradável no tom de voz, na respiração, nas colocações das palavras, se o seu raciocínio tem uma linha lógica, se a ideia transmitida tem início, meio e fim e se está com dificuldade nisso.

2. Treine sua voz

Muita gente pensa que não tem a voz adequada, ou uma voz bonita, mas é possível melhorar a voz, dar potência e qualidade a ela, fazer o uso correto da mesma, para evitar rouquidão e outras dificuldades que se possa ter com a voz.

Existem exercícios que são importantíssimos para melhorar a voz, e quando isso é feito da maneira correta e com dedicação, com o tempo você vai perceber que sua voz é melhor do que você pensava.

Pratique os exercícios para melhorar a resistência vocal ensinados neste vídeo do Cifra Club.

É importante também beber muita água antes de depois de falar, isso evita a rouquidão, pois vai manter suas cordas vocais sempre lubrificadas.

3. Treine sua respiração

Ter um boa respiração também é importante para o orador.

A respiração é uma grande ferramenta natural onde você armazena sua energia e gera qualidade vocal, e se ela não estiver preparada para isso, sua oratória será afetada, a voz será as vezes tremula, por isso é muito importante você começar a se preocupar com a respiração.

Fazendo exercícios para melhorar sua respiração, você pode ter certeza que isso te ajudará muito! E há inúmeras formas de treinar isso.

Procure fazer exercícios exercícios para o seu diafragma, procure também aprender a respirar com o nariz e não com a boca na hora de falar, isso pode te dar resultados surpreendentes em sua oratória.

Pratique os exercícios de respiração ensinados neste vídeo.

4. Descanse sua mente

Sua mente o lugar onde você precisa ter conhecimento e conteúdos arquivados, mas isso não significa que você vai precisar passar o dia todo lendo ou estudando quando for falar, isso pode ser um erro fatal!

A mente precisa de descanso, principalmente no dia em que for falar, a oratória só pode ser perfeita quando a mente está saudável e tranquila.

Leia e estude diariamente, mas no dia que for falar em público, tire um tempo de descanso para ela. E nunca se esqueça, sem estudo é impossível ter conteúdo e sem uma mente saudável, não tem como ter uma oratória eficaz

4 Técnicas de Oratória para Pregadores

  1. Treine na frente do espelho
  2. Treine sua voz
  3. Treine sua respiração
  4. Descanse sua mente
Banner Pregador Vocacinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 3 =

Rolar para cima